music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Eclipse anular do Sol visível domingo em África e certas zonas da Ásia

todayjunio 20, 2020 7

Fondo
share close

Os eclipses anulares ocorrem quando a Lua cheia passa em frente ao Sol, sem cobrir completamente o disco solar, criando uma espécie de halo brilhante ou anel de fogo ao redor do satélite, num fenómeno considerado de rara beleza e que este ano coincide com o solstício de verão.

A rota deste eclipse de anel de fogo é longa, podendo ser vista em 14 países de diferentes continentes, mas também será muito estreita, adianta a agência noticiosa espanhola, Efe.

No seu ponto mais amplo, na África Ocidental, ele só pode ser visto numa faixa de 85 quilómetros de largura e o eclipse anular durará entre um minuto e 20 segundos, de acordo com o ‘site’ do Observatório Astronómico de Espanha.

O eclipse parcial começará às 03:45 (hora TMG) a oeste de Nigori (Quênia) e terminará às 04:48 (TMG), altura em que pode ser visto na República do Congo, para depois se mudar para a Etiópia, Península Arábica, Paquistão e norte da Índia, explica o mesmo Observatório Astronómico.

O máximo do eclipse ocorrerá às 06:40 (TMG), próximo a Jyotirmath (Índia), onde mais de 99% do Sol será coberto, embora esse ponto dure apenas 38 segundos.

A partir daí, avançará em direção à China, onde entrará pelo Tibete, cruzando o país até a ilha de Taiwan, acrescenta o Observatório.

O eclipse anular terminará às 08:32 (TMG) num ponto no Oceano Pacífico, a sudeste da ilha de Guam (EUA), e o eclipse parcial ocorre uma hora depois, no leste das Filipinas.

O fenómeno de domingo será uma ocasião especial, pois coincide com o solstício de verão, algo que neste século só acontecerá este ano e em 21 de junho de 2039, altura em que poderá ser visto com mais clareza no Alasca (EUA), áreas do Norte do Canadá, Gronelândia e países nórdicos.

Escrito por Z7O-_

Rate it

Artículo anterior


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%