music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Grande Rota da Ria de Aveiro já tem um percurso com 131 km

todayoctubre 19, 2020 3

Fondo
share close

A Grande Rota da Ria de Aveiro vai passar por praias, rios e zonas montanhosas, atravessando 11 municípios da região de Aveiro. Num total de 560 quilómetros de extensão, está repartida em três itinerários autónomos – o primeiro percurso, com 131 quilómetros, já está sinalizado e pronto para ser percorrido a pé ou de bicicleta.

A rota, que foi oficialmente apresentada esta semana, abrange áreas classificadas de valor natural, redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias. Através de um conjunto de percursos pedestres, cicláveis e náuticos, vai permitir conhecer as paisagens da ria e os seus habitantes naturais, como os flamingos, garças, guarda-rios, ouriços-cacheiros, rãs, lontras e lagartos. 

Flamingos na Lagoa do Paraíso
© DRFlamingos na Lagoa do Paraíso

 

Esta grande rota vai ter três percursos distintos, complementares entre si, que atravessam os 11 municípios que integram a CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro): Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Cais da Béstida
© DRCais da Béstida

 

O primeiro a ficar pronto, o Percurso Azul, envolve a ria e os seus principais canais. Com início e fim no Canal de São Roque, os seus 131 quilómetros estão divididos em seis etapas. É um trajecto circular, onde cerca de metade do percurso decorre em piso duro e o restante é em terra batida, com alguns sectores em passadiço de madeira.

Para mais tarde, fica reservada a abertura do Percurso Dourado (235 km), que circundará os territórios do interior, expandindo-se para os espaços costeiros, e do Percurso Verde (196 km), mais centrado no interior, sobretudo em zonas mais montanhosas. O projecto deverá ficar concluído em 2021 com a definição e sinalização destes dois percursos em falta. A rota pode ser feita a pé ou de bicicleta, mas algumas ligações intermodais podem ser realizadas por via náutica.

Marinhas de sal em Aveiro
© DRMarinhas de sal em Aveiro

 

No site oficial da Grande Rota da Ria de Aveiro pode planear atempadamente o seu percurso.

 

+ Há um novo miradouro para mirar o Douro

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Energías limpias se juegan su futuro con la pandemia

La pandemia de COVID-19 cambió las dinámicas de consumo de energía en todo el mundo. Así lo afirma la Agencia Internacional de Energía (AIE), que presentó ayer cuatro posibles escenarios que exploran caminos para transitar más rápido hacia las llamadas energías limpias. Entre sus proyecciones generales, la AIE prevé que este año la demanda de energía se reducirá un 5 %, las emisiones de CO2 un 7 % y la […]

todayoctubre 19, 2020 9


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%