music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Há duas chuvas de meteoros para ver este mês

todayoctubre 6, 2020

Fondo
share close

As Dracónicas começam a ser visíveis no céu já a partir desta terça-feira, mas esta não é a única chuva de meteoros para ver neste bonito mês de Outono. As Oriónidas começaram a cruzar o céu no início de Outubro e só vão parar em Novembro. Para apreciar ambos os fenómenos, o melhor é começar a pensar num local escuro e com o horizonte desimpedido, onde possa acampar para uma sessão astronómica em família.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o pico de actividade máxima da chuva das Dracónicas, também chamada de Giacobínidas por estar associada ao cometa Giacobini-Zinner, está previsto acontecer esta quinta-feira, 8 de Outubro, pelas 13.30 – por ser em período diurno e de duração curta, o melhor será adiar as observações para a noite e continuar a olhar para o céu até dia 10. A actividade poderá ser modesta, mas é também mais lenta em comparação com a de outras chuvas.

Por estes dias, há ainda um outro fenómeno astronómico a não perder: as Oriónidas, que é resultado dos detritos deixados pelo cometa Halley, que foi visto pela última vez a partir da Terra em 1986 e orbita em torno do Sol a cada 76 anos. O fenómeno raro, que poderá ser visto até 7 de Novembro, tem pico de actividade máxima marcado para 21 de Outubro.

Como tanto as Dracónidas como as Oriónidas são chuvas de fraca intensidade, o OAL aconselha “evitar noites nubladas e a poluição luminosa das grandes cidades”. Começar a olhar para o céu uma hora antes também ajuda: os olhos habituam-se melhor à escuridão – assumindo que aproveita para uma escapadinha da cidade para ir passear a um dos melhores sítios para ver as estrelas, como o Santuário da Peninha, em Sintra, ou a praia da Fonte da Telha, na Margem Sul.

+ Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo em qualquer lugar

+ Subscreva a nossa newsletter para receber as novidades e o melhor da sua cidade

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Trabajar desde tu misma playa privada en maldivas, un sueño hecho realidad.

Imaginas cómo sería poder realizar tu labor desde la comodidad de un hotel? Esto ahora es posible. Un resort de lujo en las Maldivas ha lanzado un “Paquete de trabajo” para ayudar a que trabajes desde allí en paz y comodidad. El paquete ofrece un asistente personal “dedicado”, una playa privada y todos los refrigerios que necesite, así como un servicio de lavandería gratuito. La propuesta tiene poco tiempo, sin embargo, ha tenido muy buena […]

todayoctubre 6, 2020 1


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%