music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Há um cometa “muito brilhante” a cruzar o céu

todayjulio 8, 2020 1

Fondo
share close

O cometa NEOWISE, também conhecido como C/2020 F3, tem entusiasmado os astrónomos e até mesmo os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Foi descoberto no final de Março e agora está suficientemente brilhante para ser visto a olho nu em zonas com pouca ou nenhuma poluição luminosa. Mas se tiver uns bons binóculos não hesite em dar-lhes uso: a experiência promete ser ainda melhor.

Foi visto pela primeira vez a cerca de 525 quilómetros acima da superfície da Terra pelo NEOWISE, um telescópio espacial lançado pela NASA em 2009. Actualmente, a magnitude do astro — que é medida numa escala em que quanto menor for o valor, mais brilhante é o corpo celeste — é de 1.6, o que significa que o cometa deverá ser visível a olho nu sob céu escuro, excepto em zonas com muita poluição luminosa.

Na semana passada, o cometa estava mais próximo do Sol, a cerca de 43 milhões de quilómetros. O ponto de maior aproximação à Terra será atingido por volta dos dias 22 e 23 de Julho, de acordo com as previsões actuais: o astro vai estar a cerca de 103 milhões de quilómetros do nosso planeta. Mas há muitas oportunidades para o ver já nas próximas semanas.

Por enquanto, o cometa é visível de madrugada, por volta das 04.00, segundo o The Sky Live, que não só fornece gráficos de localização para os objectos mais fascinantes do Sistema Solar como dados precisos em tempo real. Em Lisboa, por exemplo, o cometa é visível na direcção leste a uma altitude de 62.º acima do horizonte.

+ Apps para descobrir o céu e fazer astroturismo em qualquer lugar

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

‘In The End’. 266 pessoas de 35 países ‘juntas’ para cantar Linkin Park

Foram 266 as pessoas de 35 países - e de todos os continentes excepto a Antártida - que responderam ao desafio da página RocknMob para interpretarem o tema 'In The End', da banda norte-americana Linkin Park. O resultado final é um vídeo com cerca de quatro minutos que mostra os fervorosos cantores e músicos a 'unirem-se' numa só voz pelo amor à música. "2020 trouxe-nos muitos desafios, mas não nos conseguiu impedir de […]

todayjulio 8, 2020 3


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%