music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Museu da Farmácia terá um serviço de visitas guiadas virtuais em tempo real

todayoctubre 26, 2020 1

Fondo
share close

O confinamento trouxe outro olhar sobre os museus, um olhar virtual que permitiu que estas instituições chegassem a todos sem precisarem de se deslocar ao local. A pensar nesses visitantes, o Museu da Farmácia terá a partir de 1 de Novembro um serviço de visitas guiadas virtuais que serão feitas em tempo real, para grupos. 

O nome não faz justiça à colecção deste museu, já que visitá-lo é ficar também a conhecer a história da saúde em todo o seu esplendor e embarcar numa viagem que ultrapassa todas as fronteiras, exosfera incluída – de uma rudimentar mó do Neolítico até um modernaço kit de medicamentos da Estação Espacial MIR. Há reconstituições de farmácias portuguesas (e uma chinesa), com destaque para a única em Portugal datada do século XVIII, a Farmácia Barbosa.

Mas há quem não possa deslocar-se ao local, ora porque não está em Lisboa, ora porque prefere ficar no conforto do lar. É para estes visitantes que o museu vai preparar visitas guiadas virtuais com um guia em tempo real e por marcação prévia (21 340 0688 ou museudafarmacia@anf.pt). 

Cada visita guiada dura entre 45 e 60 minutos, através da plataforma de videoconferência Zoom, e os detalhes são fornecidos pelo museu aquando da inscrição. O roteiro é composto por vídeos e momentos interactivos que contam a história da saúde e da farmácia, desde os primórdios da civilização até aos dias de hoje. 

“Esta é uma evolução da forma como chegamos aos visitantes, em que expandimos a nossa experiência de visita para o online, para algo que é mais do que uma simples viagem no tempo”, explica João Neto, director do museu. Quisemos manter o toque humano e o ‘contar de histórias’ que todos nós encontramos na visita física aos nossos espaços museológicos.

Para garantir que a visita é participativa e interactiva, a exposição de conteúdos pelo guia alterna com vídeos temáticos educativos e pontos de interactividade. O guia da visita está lá também para esclarecer dúvidas e ir destacando os artefactos mais valiosos que desenham os mais de cinco mil anos de evolução histórica e tecnológica da saúde que o Museu da Farmácia acolhe.

+ Os velhos anúncios a medicamentos estão expostos no Museu da Farmácia

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

AMÉRICA LATINA

Chile celebra en grande la derogación de la Constitución de Pinochet

Los chilenos decidieron este domingo por una aplastante mayoría del 77,9% reemplazar su actual Constitución, redactada durante la dictadura de Augusto Pinochet (1973-1990), según los resultados, con el 60% de los votos escrutado, del histórico plebiscito surgido de las protestas de octubre 2019. Sobre el órgano que debe escribir el nuevo texto, la otra pregunta que se planteó en la votación, se impone con un 79,06% la opción de la convención constitucional, que estará integrada solo […]

todayoctubre 26, 2020 10


Publicaciones similares

ACTUALIDAD

Lo mejor y lo peor de la semana: el fármaco contra el Alzheimer que ralentiza su avance por primera vez. China mantiene la represión contra la protesta social.

Como cada semana desde En Positivo queremos poner en valor las mejores noticias de la semana. Todas ellas noticias positivas de diversa índole pero que muestran que el mundo sigue avanzando aún en medio de las dificultades. Aquí las mejores noticias de esta semana: 1. Un fármaco experimental contra el […]

todaydiciembre 2, 2022 1


Portuguese PT Spanish ES
0%