music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

O Pátio das Antigas: Lisboa cheia de Sede

todaynoviembre 15, 2020 1

Fondo
share close

O Verão de 1925 foi invulgarmente quente na capital. A água faltou e os alfacinhas fizeram longas filas nos chafarizes e fontanários.

Na década de 20 do século passado, Lisboa já dispunha de um sistema de abastecimento de água ao domicílio, graças à entrada em funcionamento, em 1880, da estação elevatória dos Barbadinhos, que trazia água do rio Alviela para a capital, e à construção sistemática de canalizações. Mesmo assim, nesses anos 20, a água só chegava às casas de uma pequena parte da população da cidade e o consumo médio diário de água por pessoa estava muito abaixo do de outras capitais europeias.

Bastantes alfacinhas dependiam por isso dos fontanários e chafarizes públicos para o abastecimento de água. O Verão de 1925 foi invulgarmente quente em Lisboa, em especial no final de Agosto e no início de Setembro, e como tinha chovido menos que o costume nos meses anteriores, houve falta de água na capital. Fazia “um calor tremendo, africano”, como se lia no Diário de Notícias, e os lisboetas fizeram longas filas nos pontos públicos de abastecimento de água, alguns deles improvisados.

É um desses, situado no Rua Morais Soares, que a foto desta página documenta. Uma cena que se repetia onde quer que houvesse um chafariz ou um fontanário: longas filas de lisboeta sedentos, sobraçando os mais variados recipientes e esperando, à torreira do sol, da sua vez para os encher de água fresca.

+ O Pátio das Antigas: Os Olivais em Construção

+ Os segredos da calçada em Lisboa

+ Leia, grátis, as últimas edições da Time Out

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Nova Inteligência Artificial do Facebook vai ajudar a melhorar moderação

O processo de moderação do Facebook ficou um pouco mais automatizado com a adição de uma Inteligência Artificial (IA) para organizar a fila de publicações identificadas para análise de moradores humanos. O Facebook emprega 15 mil moderadores mas, por vezes, algumas publicações podiam demorar um pouco mais a ser analisadas uma vez que são distribuídas pela ordem de chegada. Agora, com esta IA, as publicações identificadas para moderação são ordenadas […]

todaynoviembre 15, 2020 3


Publicaciones similares

ACTUALIDAD

Lo mejor y lo peor de la semana: el fármaco contra el Alzheimer que ralentiza su avance por primera vez. China mantiene la represión contra la protesta social.

Como cada semana desde En Positivo queremos poner en valor las mejores noticias de la semana. Todas ellas noticias positivas de diversa índole pero que muestran que el mundo sigue avanzando aún en medio de las dificultades. Aquí las mejores noticias de esta semana: 1. Un fármaco experimental contra el […]

todaydiciembre 2, 2022 1


Portuguese PT Spanish ES
0%