music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

O Pátio das Antigas: O café do grande letreiro

todaynoviembre 30, 2020 1

Fondo
share close

Ligado à oposição ao regime nos anos 40 e 50, o Chave d’Ouro foi um dos cafés históricos da Baixa, ocupando um prédio inteiro.

Inaugurado em 1916, o Café Chave d’Ouro, situado no Rossio, foi um dos cafés históricos da Baixa lisboeta. E não era à toa que ostentava no telhado do prédio onde estava instalado um grande letreiro com o seu nome. É que o prédio era totalmente ocupado pelo Chave d’Ouro, que além do café, tinha restaurante, salão de chá, tabacaria, barbearia e os indispensáveis bilhares. O salão de chá chegou a ter um conjunto musical próprio. O estabelecimento promovia também passagens de ano que ficaram célebres na capital.

Em 1936, o Chave d’ Ouro foi remodelado. O projecto ficou a cargo do arquitecto Norte Júnior, tendo este nomeadamente alterado a fachada, retirando a figura do anjo em pedra de lioz e ferro da autoria de Fausto Fernandes, que lá estava desde a inauguração e fazendo construir uma fachada em estilo modernista.

Nas décadas de 40 e 50 o café estava muito ligado aos meios da oposição ao regime salazarista. Foi lá que, em Maio de 1958, se realizou o lançamento da candidatura do general Humberto Delgado à Presidência da República, onde este respondeu “Obviamente, demito-o!” à pergunta de um jornalista estrangeiro sobre o que faria a Salazar, se fosse eleito. O Chave d’Ouro encerrou em 1959, diz-se que por pressões do Governo.

+ O Pátio das Antigas: Os Olivais em Construção

+ Os segredos da calçada em Lisboa

+ Leia, grátis, as últimas edições da Time Out

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Sabe quanto custa produzir os novos iPhones?

O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro são os dois novos topos de gama da Apple e, como tal, não ficarão baratos a quem pretende adquiri-los. Porém, sabe quanto custa à Apple produzir os dois smartphones? O site japonês Fomalhaut Techno Solutions (via GSMArena) revela que enquanto o iPhone 12 custa 373 dólares (312 euros), produzir o iPhone 12 Pro chega aos 406 dólares (339 euros). De recordar que a versão base do iPhone 12 custa 929 euros e […]

todaynoviembre 29, 2020 1


Publicaciones similares

ACTUALIDAD

Sánchez defiende su reforma fiscal frente a “los brujos que dicen que el dinero está mejor en el bolsillo de los ciudadanos”

El presidente del Gobierno, Pedro Sánchez, ha ensalzado los beneficios que para la mayoría social reportará la reforma fiscal presentada por su Gobierno frente a la deflactación lineal que proponen los "brujos" y "portavoces de la insolidaridad fiscal", en alusión al Partido Popular.Sánchez se ha referido a la reforma fiscal […]

todayoctubre 1, 2022 1


Portuguese PT Spanish ES
0%