music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

O Pátio das Antigas: O dia dos brinquedos de Natal

todaydiciembre 20, 2020 12

Fondo
share close

A chegada dos brinquedos de Natal à Kermesse de Paris, na Baixa, era um ritual que assinalava a proximidade da quadra, e deliciava as crianças.

Inaugurada em Novembro de 1901, a Kermesse de Paris, situada na Rua 1.º de Dezembro (Rua do Príncipe, antes da implantação da República), entre os Restauradores e o Rossio, era a loja de brinquedos mais conhecida e mais cara de Lisboa, situada no edifício do luxuoso Avenida Palace Hotel, ao lado da Tabacaria A Fénix, onde os elegantes da capital se forneciam de tabaco. No início de Dezembro de cada ano, dava-se o ritual anual da chegada dos brinquedos que iam ser vendidos no Natal naquele estabelecimento.

É esse momento que a foto desta página, tirada em Dezembro de 1912, regista, mostrando algumas crianças a olhar, deliciadas, para os brinquedos que estão a ser transportados para o interior da loja, alguns já desencaixotados, caso dos cavalinhos de rodas, feitos de massa. Era também tradição os jornais lisboetas irem fotografar o momento da chegada dos brinquedos natalícios à Kermesse de Paris e fazerem a respectiva reportagem, para publicar nas edições do dia seguinte.

A Kermesse de Paris chegou a ter uma filial no Estoril, aberta em Dezembro de 1928, nas Arcadas do Parque, no lado oposto ao Casino Estoril e baptizada Kermesse do Parque. A loja não chegou a celebrar os seus 100 anos, porque fechou em 1990, deixando Lisboa, e a Baixa, sem a sua principal referência no comércio de brinquedos. Actualmente, está uma perfumaria no seu lugar.

+ Os segredos da calçada em Lisboa

+ Leia, grátis, as últimas edições da Time Out

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior


Publicaciones similares

ACTUALIDAD

La importancia de las pequeñas alegrías de la vida

“La alegría del alma forma los días más bellos de la vida en cualquier época que sea” es una cita que se le atribuye al filósofo clásico Sócrates. Y esa alegría muchas veces no reside en las grandes cosas sino en las pequeñas que forman de la vida cotidiana pero […]

todaydiciembre 5, 2022


Portuguese PT Spanish ES
0%