music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

O Pátio das Antigas: Perus nas ruas

todaydiciembre 26, 2020 1

Fondo
share close

Durante muito tempo, era comum a venda de perus por saloios nas ruas de Lisboa antes do Natal. Era na Baixa que vendedores e aves se concentravam.

A tradição de vender perus nas ruas de Lisboa na época do Natal durou pelo menos até às primeiras décadas do século XX. No início de Dezembro, começavam a aparecer os saloios a tanger bandos de perus pela zona da Baixa, do Camões até ao Rossio e aos Restauradores, apregoando bem alto os méritos das aves. A foto desta página foi tirada na primeira década do século passado, no Largo Trindade Coelho, outra das zonas onde se concentravam os mercadores de perus, brandindo as suas longas canas. Por vezes, um animal era esmagado por uma carroça, um automóvel ou um transporte público, entre gritaria e gargalhadas.

Um dos pregões mais comuns era: “Peru saloio! É sa-loooooio!”. Conta quem ainda assistiu a estas cenas que entre os gritos dos vendedores e a chinfrineira feita pelas aves, era por vezes difícil entabular conversa e regatear o preço. Segundo os conhecedores, os perus mais tenros e suculentos eram os mais teimosos e renitentes. À força de terem levado com a cana, tinham ficado com a carne mais mole e mais gostosa. Eram esses que deviam ser comprados, levados para casa e depois embebedados com bagaço, degolados, limpos e cuidadosamente cozinhados, garantindo um magnífico jantar natalício. Os regulamentos municipais de higiene pública e o comércio de porta aberta acabaram com esta tradição natalícia.

Lisboa de outras eras:

+ O dia dos brinquedos de Natal

+ O café do grande letreiro

+ Os Olivais em construção

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Preço dos novos phones da Samsung pode ter sido revelado

Os últimos rumores têm providenciado um olhar bastante completo não só sobre o Galaxy S21 como também a respeito do Galaxy Buds Pro, os phones sem fios que a Samsung pretende lançar no iníucio do próximo ano. Pois bem, o site GalaxyClub parece ter obtido a informação do preço dos novos phones, indicando que os Galaxy Buds Pro estarão disponíveis por 229 euros na Europa. Tendo em conta que os […]

todaydiciembre 26, 2020 2


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%