music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDAD

Um livro com 21 gatos ilustrados para recapitular a história da arte

todayoctubre 18, 2020 24

Fondo
share close

Há muito tempo que os gatos desfilam pelos ateliês de artistas, tornando-se em fiéis assistentes do seu processo de criação e, consequentemente, do seu amadurecimento e evolução artísticos. Gustav Klimt, Henri Matisse, Pablo Picasso, Salvador Dalí e Andy Warhol estão entre um vasto lote de reputados artistas que se fizeram acompanhar de amigos felinos. Menos conhecida, mas igualmente fascinada por estes animais é Nia Gould, designer e ilustradora britânica que conjuga o melhor dos seus dois mundos para retratar gatos que assumem as características e poses de famosos artistas e/ou obras de arte.

História da Arte em 21 Gatos, que chegou às livrarias portuguesas a 7 de Outubro com chancela da Marcador, é o primeiro livro da artista e funciona como guia essencial da história da arte, tornando-a acessível a todo o tipo de públicos. Os principais movimentos artísticos e os artistas a eles associados são apresentados em ilustrações carismáticas e pedagógicas de gatos que correspondem, cada um, a um movimento ou estilo específico: Antigo Egipto, Renascimento, Impressionismo, Pós-Impressionismo, Pontilhismo, Cubismo, Surrealismo ou Arte Pop são algumas das linguagens abrangidas na compilação.

As 21 ilustrações são acompanhadas de textos introdutórios sobre os movimentos. Há uma segunda parte mais informativa que foca os materiais, técnicas, cores, formas, símbolos, obras ou episódios que se situam dentro de cada época. No fundo, trata-se de dar contexto sobre as características e personalidades ligadas a cada período da história da arte. O livro termina com uma cronologia resumida dos artistas e movimentos mostrados nas páginas anteriores. História da Arte em 21 Gatos pode ser comprado através do site da editora ou nas livrarias habituais por 13,90€. 

nia gould
© Nia GouldIlustração alusiva a ‘Latas de Sopa Campbell’ de Andy Warhol

 

nia gould
© Nia GouldCapa de ‘História da Arte em 21 Gatos’ de Nia Gould

 

 

Leia aqui a edição online e gratuita da Time Out Portugal

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Facebook retira 2,2 milhões de publicações ligadas às eleições americanas

Numa entrevista ao Journal du Dimanche, o responsável revelou ainda que foram realizadas advertências sobre 150 milhões de informações falsas, verificadas por 'media' independentes. O Facebook tem vindo a multiplicar nos últimos meses os esforços para não se repetir o que sucedeu em 2016, quando as suas plataformas foram usadas para operações de manipulação dos eleitores, realizadas a partir da Rússia, antes do escrutínio presidencial nos Estados Unidos e sobre […]

todayoctubre 18, 2020 1


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%