Depois do drama policial Braga, a última das muitas séries que têm encontrado espaço na grelha da RTP1, chega uma produção mais leve e divertida, com acção, comédia e aventura, numa história que acaba por ter a gentrificação de uma comunidade como pano de fundo. Uma mulher em fuga e um pai em apuros são as peças centrais do argumento de Ao Largo, que estreia a 31 de Julho na RTP1.
O actor Renato Godinho interpreta André, pai solteiro de quatro filhos, todos de mulheres diferentes, que trabalha numa olaria, mas tem pouca queda para o negócio que herdou dos pais. Cheio de dívidas, corre o risco de perder a guarda dos filhos. A outra protagonista é Mikaela Lupi na pele de Leonor, uma mulher que se tenta livrar das amarras de Américo, o criminoso para quem trabalhava, tornando-se fugitiva. Numa tentativa de se safar, esconde-se na carrinha de André e ruma até Lisboa, onde ele vive com os filhos, no meio de comunidade cheia de peculiares personagens e onde os espaços tradicionais vão dando lugar a modernos edifícios.
“Acho que a comédia popular familiar, feita pelos portugueses, com os portugueses, é absolutamente essencial em Portugal para termos sucesso”, defendeu Jorge Marecos Duarte, co-fundador e administrador da SP Televisão que produz Ao Largo, durante a sessão de apresentação da nova série. Também presente, o director da RTP1, José Fragoso, explicou que esta é “uma série que tem as características de uma série de Verão”, ou seja, uma série familiar destinada a todos os públicos. “Queremos que esta série junte toda a família e que seja também uma forma de passar as noites de Verão durante o mês de Agosto, de uma forma divertida”.
O elenco está cheio de caras conhecidas, entre elas a de Luís Aleluia (1960-2023), aqui num dos seus últimos trabalhos para televisão. O actor português interpreta Tomé, um agente da PSP em pré-reforma que trabalha com um tuk-tuk e que voltou a encontrar o amor com Filomena (Sandra Faleiro), dona de um restaurante e uma mulher casada que não consegue pedir o divórcio a Joel (António Melo), porque pensa que o marido tem uma doença grave. Mas é tudo mentira. Joaquim Monchique é o criminoso Américo, que começou por ser um pequeno rufia de rua, mas vingou como patrão do crime. Um dos seus sócios é Ernesto (Heitor Lourenço) que quer construir um condomínio de luxo no largo onde vive esta comunidade. O elenco conta ainda com as prestações de Leonor Vasconcelos, Jamila Agostinho, Francisco Grilo, Ricardo Ribeiro, Aldo Lima, Carlos Malvarez, Ângelo Torres, Beatriz Monteiro, Crista Alfaiate e Mauro Hermínio.
A emissão de Ao Largo tem características diferentes em comparação com as estreias de séries no canal público. Ou seja, vai para o ar todos os dias, em vez de uma vez por semana, ao longo de duas semanas e meia, após o Telejornal. E ficará disponível na RTP Play em antestreia, sempre às 12.00.
El 23 de Julio del 2023 está marcado en el calendario como las elecciones más reñidas en la historia de la democracia en España. Contra pronóstico y contra la mayoría de sondeos el bloque progresista conformado por PSOE y Sumar salió más reforzado de lo que preveían y consigue frenar la suma de las derechas […] La entrada La España en positivo recupera la esperanza. JORGE DOBNER se publicó primero en .