ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Abriram os primeiros parques de estacionamento gratuitos para quem tem passe

todayjulio 5, 2024 2

Fondo
share close

Abriram os primeiros parques de estacionamento gratuitos para quem tem passe

Não é uma medida consensual entre urbanistas e especialistas em tráfego, mas está a avançar com alguma força em Lisboa. A inauguração dos três primeiros parques Navegante do município, geridos pela EMEL, é um primeiro passo para incentivar quem vive fora ou nos limites de Lisboa e trabalha em zonas centrais da cidade a deixar o carro à porta ou, neste caso, nos parques da Ameixoeira, Colégio Militar (Carnide) e Avenida de Pádua (Olivais), prosseguindo a viagem em transportes públicos.

Em Setembro, devem somar-se dois parques de estacionamento à lista, em Telheiras, mas destinados em exclusivo aos residentes nas freguesias do Lumiar e de Santa Clara. Seguem-se as inaugurações de 2025, na Azinhaga da Cidade (também para residentes do Lumiar, em construção e com abertura prevista ainda para este ano) e na zona sul da Pontinha (por construir).

Parques Navegante em funcionamento
CMLParques Navegante em funcionamento

Os equipamentos são de acesso gratuito para os utilizadores do passe de transportes públicos Navegante, entre as 7.30 e as 21.00 (fora deste horário, a utilização é paga), numa iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com a EMEL e a Transportes Metropolitanos de Lisboa, que visa “que as pessoas deixem o carro às portas de Lisboa”, como frisou Carlos Moedas, na inauguração do parque do Colégio Militar, esta semana. Lembrando que “entram mais de 360 mil carros por dia” na cidade, o autarca não colocou de parte a possibilidade de se “construir novos parques” de estacionamento com vista a eliminar automóveis do centro de Lisboa.

Registar primeiro, utilizar depois

Os interessados em utilizar os equipamentos devem, antes de entrar, registar o cartão Navegante (que tem de estar carregado) no posto de atendimento do parque, através do preenchimento de um formulário. De acordo com a empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa, “no início de cada mês, será necessário renovar o direito de acesso gratuito ao Parque Navegante”, pelo que é necessário o utilizador voltar a dirigir-se à cabine de atendimento para comprovar que tem o passe válido para aquele mês. 

A possibilidade de utilizar parques de estacionamento com o passe de transportes estava prevista para o final de Maio e incluía também os dois parques de Telheiras, situação que agora se prevê acontecer em Setembro.

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ “Respeite os residentes.” Junta reforça luta anti-ruído do Bairro Alto ao Cais do Sodré

Escrito por

Rate it

0%