music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Ballet Gulbenkian regressa a casa com documentário em antestreia

todayenero 20, 2022 2

Fondo
share close

Ballet Gulbenkian regressa a casa com documentário em antestreia

O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian recebe a 25 de Janeiro, terça-feira, a antestreia de Um Corpo Que Dança. O documentário sobre o Ballet Gulbenkian foi encomendado pela fundação a Marco Martins, premiado realizador de filmes como Alice ou São Jorge.

Com música original de Filipe Raposo, o documentário revela o percurso da companhia fundada em 1965 e extinta em 2005, através de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a criadores, bailarinos, historiadores e directores do Ballet Gulbenkian. Como Vasco Wellenkamp, Milko Sparemblek, José Sasportes, Olga Roriz, Jorge Salavisa, Ricardo Pais, João Fiadeiro, Vera Mantero, Isabel Ruth ou Clara Andermatt.

“Além de dar a ver o trajecto de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX, a obra revela o modo como o Ballet Gulbenkian espelhou a sociedade em que viveu, acompanhando as suas profundas mudanças e abertura ao mundo exterior, após o 25 de Abril, deixando um enorme legado à dança portuguesa, através dos seus bailarinos e dos criadores que colaboraram com a companhia em diferentes áreas artísticas”, descreve a Gulbenkian em comunicado. O documentário irá estrear nas salas de cinema e também na televisão, em datas a anunciar “brevemente”.

Desde a extinção do Ballet Gulbenkian que a Fundação Calouste Gulbenkian tem apostado na atribuição de bolsas na área da dança, financiando projectos independentes de dança contemporânea, na sua maioria de artistas em início de actividade.

Grande Auditório da Gulbenkian. Avenida de Berna, 45A. Ter 19.00. Entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete no próprio dia)

+ Nimas exibe filmes para recordar Rogério Samora e Lourdes Castro

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

AMÉRICA LATINA

Presidente de España dice que seguirán invirtiendo en turismo dominicano

El presidente del Gobierno de España, Pedro Sánchez, informó este jueves que su país pretende continuar la inversión en el sector turístico de la República Dominicana. Sánchez realizó estas declaraciones a través de su cuenta de Twitter, tras el inicio de la de la Feria Internacional de Turismo, Fitur 2022 y de una reunión con el presidente dominicano Luis Abinader. No obstante, aseguró que no sólo destinarán capital en el […]

todayenero 20, 2022


Portuguese PT Spanish ES
0%