music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Cascais quer ter mais hortas comunitárias na cidade

todaymayo 12, 2022 2

Fondo
share close

Cascais quer ter mais hortas comunitárias na cidade

A novidade foi anunciada esta quarta-feira, 11 de Maio, numa cerimónia no Mosteiro de Santa Maria do Mar. Chama-se Manual das Hortas Comunitárias de Cascais e trata-se de um material de apoio ao projecto de agricultura urbana que o município iniciou em 2009. A versão online, que ficará disponível em breve, será gratuita. Os antigos e novos horticultores com parcela atribuída também têm direito à versão impressa, que ficará à venda pelo preço de produção para o restante público.

Com 130 páginas que incluem ilustrações passo a passo, este manual reúne a informação teórica e prática leccionada na formação de Agricultura Biológica, que decorre quatro vezes por ano em Cascais. Desde o planeamento da parcela até à instalação de infraestruturas ecológicas, passando pelas técnicas da rotação e combinação de culturas, são muitos os conceitos abordados. No final, inclui-se ainda a “Horta Modelo”, um ponto de resumo com uma sugestão para o plano de plantação e os vários passos para o concretizar.

O município informa ainda, em comunicado, que o manual é versátil na medida em que, apesar de estar desenhado para o cultivo de uma parcela de 30  em Cascais, inclui a informação necessária para a adaptação a outras escalas de produção, inclusive com clima e solo diferentes, “o que o torna numa ferramenta de serviço para todos os interessados que pretendam cultivar em modo biológico, dentro e fora de Cascais”.

Se residir em Cascais e quiser tornar-se um horticultor, pode inscrever-se através de um formulário online no site da Cascais Ambiente. As hortas são atribuídas aos munícipes a título gratuito, por ordem de inscrição e área de residência, em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes. Divididas em talhões de aproximadamente 30 , são entregues já equipadas com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água partilhados. É oferecida também a já referida formação e promovida a cooperação entre hortelões. 

+ As melhores praias da Linha de Cascais

+ Leia a edição digital da Time Out Portugal

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

Comentarios de las entradas (0)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.


Portuguese PT Spanish ES
0%