ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Como é que se brincava no século XVIII? Do arco ao chinquilho, no Palácio de Queluz

todayagosto 9, 2023 2

Fondo
share close

Como é que brincavam as princesas e os príncipes nos séculos XVII e XVIII? É ao que procura responder o novo programa para famílias do Palácio Nacional de Queluz. Com estreia prevista para 19 de Agosto, às 10.30, “Brincando nos Jardins Reais com jogos tradicionais” convida a descobrir e a experimentar alguns jogos da época setecentista, como o chinquilho, uma espécie de jogo da malha, mas praticado com bolas.

“Desde muito cedo, princesas e príncipes tinham que estar presentes em cerimónias oficiais e comportar-se como pequenos adultos, mas também havia tempo e espaço para brincar. Afinal, eram crianças e Queluz um espaço fabuloso, onde aconteciam festas, celebrações e vivências na natureza”, lê-se na apresentação da nova proposta para famílias com crianças a partir dos cinco anos.

Na companhia de dinamizadores vestidos a rigor – isto é, com trajes do século XVIII – e com recurso a objectos produzidos com o objectivo de aproximar a experiência actual à da época setecentista, os participantes vão ter oportunidade de se divertir com os jogos do arco, do volante (antecessor do badminton) e do já referido chinquilho, entre muitos outros. Os bilhetes, com o valor de 14 € por participante, vendem-se exclusivamente online no site da Parques de Sintra.

Palácio Nacional de Queluz (Sintra). Sáb 19. 10.30. 14€

+ Quinta da Ribafria acolhe dinossauros em Setembro

+ Leia, grátis, a edição digital da Time Out Portugal deste mês

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

El PP se reunirá con Coalición Canaria para pactar su apoyo a Feijóo y tener 172 votos antes de verse con el Rey

<p>La secretaria general del Partido Popular, <a href="https://www.20minutos.es/minuteca/cuca-gamarra/" title="Cuca Gamarra">Cuca Gamarra</a> ha afirmado este miércoles que el PP mantendrá encuentros y reuniones con Coalición Canaria para "avanzar" en el posible apoyo canario a una investidura de Alberto Núñez Feijóo. Gamarra ha comparecido en rueda de prensa para dar cuenta de<b> las conclusiones sobre la última reunión del comité de dirección del PP,</b></p><div class="video-responsive"><iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/xV7rCZsT6II" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe></div><p>Cuca Gamarra ha […]

todayagosto 9, 2023 2


0%