music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Corridas de São Silvestre, em Lisboa e Amadora, já têm inscrições abertas

todayagosto 12, 2022 1

Fondo
share close

Corridas de São Silvestre, em Lisboa e Amadora, já têm inscrições abertas

Pode começar a dar corda aos sapatos. Perdão, aos ténis. As populares corridas de São Silvestre costumam ser o ponto alto do atletismo durante o mês de Dezembro e acontecem um pouco por todo o país. Mas a mais antiga é a corrida de São Silvestre da Amadora que este ano sai à rua para a 41ª edição, a 31 de Dezembro, dia de São Silvestre. No mesmo dia, acontece a São Silvestre El Corte Inglés, em Lisboa, e duas semanas antes a LIDL São Silvestre de Lisboa, a 18 de Dezembro. E todas têm as inscrições abertas.

A São Silvestre da Amadora, cujo recorde ainda pertence a Carlos Lopes, divide-se entre duas provas principais divididas por vários escalões: a oficial de 10km e a Corrida das Crianças. Mas neste caso, a pequenada só terá de vencer uns módicos 500 metros. Têm partida na Estrada dos Salgados e chegada na Praça São Silvestre, tudo junto à estação de metro Amadora Este.

Já em Lisboa, há duas provas que vão competir pelo protagonismo, embora em dias diferentes. A primeira a sair à rua é a LIDL São Silvestre de Lisboa, organizada pela HMS Sports e desde 2009 patrocinada pelo El Corte Inglés. Um apoio que mudou de mãos o ano passado para a rede de supermercados, uma parceria que permanece este ano. A 15ª edição, que acontece na tarde de 18 de Dezembro, começa com a prova do Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada e só depois correm os adultos, ao longo de 10 km, divididos entre as provas individuais e as de equipas. A Praça dos Restauradores será o ponto de partida e também de chegada.

Mas o El Corte Inglés não abandonou a prova e tornou-se uma entidade organizadora. Também para o último dia do ano, está em marcha a São Silvestre El Corte Inglés, por sua vez patrocinada pelo jornal Record. O programa, além da corrida de 10 km, inclui uma caminhada de 5 km e também uma corrida para crianças, que terão de dar tudo em 500 metros. O ponto de partida e chegada será na Alameda Cardeal Cerejeira, no topo do Parque Eduardo VII.

A origem

São Silvestre é um santo italiano que foi Papa, exercendo funções entre os anos 314 e 335, e o dia 31 de Dezembro é a data que assinala a sua morte. Mas as corridas de São Silvestre têm origem no Brasil. A primeira foi organizada pelo jornalista brasileiro Cásper Líbero, um apaixonado pelo desporto que decidiu organizar uma corrida nocturna na cidade de São Paulo no último dia do ano.

+ Quanto tempo precisa para subir as Escadinhas da Saúde? Há uma prova para se testar

+ Há arte, rampas de skate e até comida no terraço no antigo Entreposto

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Em Agosto, há mini panettones grátis em várias praias da Grande Lisboa

Aponte na agenda: nos dias 18, 19, 20 e 21 e depois nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, várias praias da Grande Lisboa vão receber a carrinha da Gleba, recheada de mini panettones que serão distribuídos pelos veraneantes mais gulosos. Este pão doce de origem italiana será a estrela da iniciativa, que irá decorrer ao longo de duas horas em cada um dos dias, entre as 17.00 e […]

todayagosto 12, 2022


Portuguese PT Spanish ES
0%