music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Madrid vai plantar Bosque Metropolitano com 75 quilómetros de extensão

todaymarzo 20, 2021 13

Fondo
share close

O concurso internacional lançado pelo Ayuntamiento de Madrid, para criar uma circular verde em torno da cidade, já tem vencedores. É o grande compromisso ambiental da capital espanhola, com uma extensão de 75 quilómetros. Foram escolhidos cinco projectos de entre os mais de 30 apresentados, para ligar as zonas naturais e protegidas a norte (El Prado) às zonas de curso baixo dos rios Mançanares e Jarama, a sudeste.

A empreitada demorará 12 anos a ficar concluída e prevê alguns equipamentos de consolidação dos objectivos ambientais para cada área do projecto, incluindo um viveiro florestal e um centro agroecológico. O terceiro e mais importante destes equipamentos passará pela  recuperação da fábrica da Arcelor, que abrigará o Centro de Restauração Ambiental de Madrid, um centro de monitorização e gestão do Bosque Metropolitano e um impulso para uma efectiva transição ecológica.

Estes são os cinco projectos vencedores do concurso, que talvez venha a inspirar outras cidades do mundo.

Aguaila Madrid Puerta de la Sierra

Ligará El Pardo às colinas de Valdelatas e Casa de Campo. Para a zona de Mançanares Norte, propõe consolidar o percurso fluvial paralelo ao curso do rio, enquanto aposta no turismo ornitológico e cultural para a zona de Valverde, promovendo a ligação com a Quinta do Duque del Arco. Na Mina del Cazador, este projecto prevê a renaturalização do entorno do olmedal que lá existe, bem como uma lagoa artificial e um jardim de plantas aromáticas. E para Valdegrulla propõe um percurso botânico com um observatório de aves pelo caminho, misturando montado e pinhal numa zona em que também existirá um viveiro.

Efecto Mariposa 

Opera na região nordeste, num espaço urbano consolidado pela construção e ocupado por importantes infraestruturas de comunicações. No entanto, contém elementos de grande valor ambiental e paisagístico: El Encinar de los Reyes, o Parque Valdebebas, o Parque Juan Carlos I, o jardim El Capricho o la Cuña de O’Donnell, Vicálvaro, ou o Parque Valdebernardo. A principal acção deste projeto é uma avenida florestal de 23,82 quilómetros, que servirá como principal eixo de ligação entre todos os parques existentes e permitirá a circulação, em vias distintas, de pedestres e ciclistas.

Bosque Metropolitano
Ayuntamiento de Madrid

A flor de yeso

Propõe criar um centro de investigação, formação e desenvolvimento em economia circular; uma escola profissionalizante que torne as antigas fábricas de gesso locais em espaços de formação, conhecimento e inovação; um centro agrológico; e ilhas de biodiversidade, que propõem um tratamento florestal diferenciado e particularizado para as áreas com forte presença de descargas descontroladas ou antigos aterros. Haverá ciclovias e trilhos pedestres, e serão criadas lagoas a colonizar por anfíbios na área do riacho Los Migueles.

Manantial Sur

Vão ser construídos dois tipos de reservatórios para acumular água para os períodos de Verão: pântanos e lagoas. Quanto à mobilidade, estruturar-se-á através da hierarquização de caminhos e cursos de água existentes, e da implementação de novos para a sua ligação, com dois eixos principais: a continuidade do percurso longitudinal do Bosque Metropolitano, através do pinhal que acompanha a via rápida M-45 e as conexões históricas dos cursos de água que acompanham o Arroyo de la Gavia até Vallecas; e o passeio fluvial do Mançanares.

Bosque Metropolitano
Ayuntamiento de Madrid


De Mançanares a Guadarrama

O objectivo é proteger os caudais dos rios que funcionam como corredores ecológicos, promovendo o movimento de espécies animais, a dispersão de sementes e a biodiversidade. A mobilidade visa expandir o anel verde ciclável de Madrid à área metropolitana, ligando os percursos de Mançanares a Guadarrama. Serão criadas duas grandes ciclovias: o Arco do Butarque e o Arco de Guadarrama. A continuidade será feita através de ecodutos.

+ A linha de Cascais vai baixar de nível

+ Conheça alguns jardins escondidos em Lisboa

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

Featured

5 Examples Of Fine – Line Interpretations In Public Life!

The National have confirmed that they will start recording their next album "soon". The US band released their sixth album 'Trouble Will Find Me' in 2013, more recently showcasing new song 'Roman Candle' live. With frontman Morgan recently saying that the group need to "change and evolve" on their next record, guitarist Morgan has now confirmed to Pitchfork that they have assembled a new studio to record in. "We need […]

todaymarzo 19, 2021 14 1 4


Portuguese PT Spanish ES
0%