La estrella de la música Taylor Swift lanza nuevo álbum ‘Midnights’
La cantautora de 32 años describe el disco de 13 pistas "como un collage de intensidad, altibajos, flujos y reflujos".
En Vivo (( ACUCARFM )) Tu conexión Latina en Portugal!
Emisión especial Emisión especial!
O que é a poesia surda? Quem faz, e como se faz? Que particularidades tem? Os ouvintes também podem apreciar? É o que terá oportunidade de descobrir no primeiro Encontro de Poesia S/surda, marcado já para este sábado, 22 de Outubro, das 15.00 às 19.00, na Casa Fernando Pessoa. A ideia é juntar pessoas surdas e ouvintes a autores, professores, editores e tradutores para um dia inteiro de conversa bilíngue, em português e em Língua Gestual Portuguesa. A entrada é gratuita.
“As pessoas ouvintes muitas vezes desconhecem, mas esta questão das artes visuais é uma manifestação [cultural] muito importante dentro da comunidade surda, tal como as questões da língua, da identidade e da cultura”, diz-nos ao telefone Sofia Figueiredo, intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e co-responsável pela programação do Encontro de Poesia S/surda, juntamente com Patrícia Carmo e Sandra Bragança. “A poesia e a literatura surdas são, por isso, também muito importantes, e já existe produção na área, nomeadamente declamações de poesia em Língua Gestual Portuguesa e livros escritos em português, que incluem um DVD, por exemplo, com interpretação do texto em LGP, como acontece com as obras editadas pela Surd’universo. E é de extrema importância divulgar.”
Entre as 14.00 e as 15.00, haverá uma visita guiada à Casa Fernando Pessoa, mediada por uma pessoa surda e interpretada em português. Mas o encontro literário só arranca às 15.00, com uma conversa sobre “Literatura S/surda: conceção e edição”, que conta com moderação de Cláudia Romão Pereira, e a participação de Alice Inácio, Rui Pinheiro e Sandra Coelho. “A Cláudia é professora de português a alunos surdos, trabalha na Casa Pia de Lisboa, no Centro Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira, e domina a Língua Gestual Portuguesa”, conta-nos. “A Alice é surda, mas fala português e tem escrito artigos e livros sobre a sua condição e outros aspectos da vida. O Rui é um dos sócios da Surd’universo. E a Sandra é uma contadora de histórias em Língua Gestual Portuguesa e fez parte da equipa do programa Conta Um Conto da RTP.”
Segue-se, das 16.30 às 17.30, uma segunda conversa sobre “Poesia S/surda: criação e declamação”, com moderação de Patrícia Carmo, e a participação de Alexandra Perry, Amílcar Furtado e um dos membros do projecto Mãos que Cantam. “O Amílcar, que também fez parte do Conta Um Conto, vai falar-nos de poesia visual, da sua criação, e as suas vivências enquanto pessoa surda e como isso o influencia enquanto poeta. E a Alexandra Perry que, apesar de não ter uma presença tão grande online, é uma declamadora de poesia em encontros de pessoas surdas. Depois, temos também um dos elementos do Mãos Que Cantam, que é um grupo de pessoas surdas que cantam em Língua Gestual Portuguesa.”
O Encontro de Poesia S/surda termina com um momento de interpretação, com a participação dos poetas convidados, Alexandra Perry, Amílcar Furtado e o projecto artístico Mãos que Cantam. “Foi difícil escolher os convidados, porque tivemos de deixar muitos de fora”, lamenta Sofia. “Mas queríamos trazer duas componentes: a poesia, porque é um encontro de poesia, e a literatura surda, que é feita por pessoas surdas, para pessoas surdas e dita em Língua Gestual Portuguesa. É por isso que vamos ter, por um lado, autores e, por outro, declamadores”, explica Sofia. “No futuro, gostávamos também de trazer artistas internacionais, que se têm debruçado muito sobre o visual vernacular [um género estético-poético da língua de sinais].”
Casa Fernando Pessoa. Sáb 15.00-19.00. Entrada livre
+ Os poetas que escreveram sobre a cidade de Lisboa
+ A edição de Outono da revista Time Out Lisboa já está nas bancas
Escrito por Comunicación Cultural
La cantautora de 32 años describe el disco de 13 pistas "como un collage de intensidad, altibajos, flujos y reflujos".
Em Barcarena, no fim de uma estrada sinuosa e isolado de tudo o resto, encontramos uma locomotiva do início do século XX restaurada e pintada, que nos leva à entrada dos Nirvana Studios. Sob um pórtico, que é também uma instalação artística com partes de bicicletas usadas, entramos no que […]
Este domingo, 4 de Junho, a Bolt vai levar 150 trotinetes e 75 bicicletas eléctricas a Almada. Durante seis meses, o período desta experiência da marca do outro lado do Tejo, haverá estacionamento em pontos delimitados acordados com o município. Os veículos estarão equipados com funcionalidades que priorizam a segurança […]
Te acompañamos en tus madrugada
02:00 - 05:59
Un momento para hablar con Dios
06:00 - 07:00
EN AMOR CON AÇUCAR
07:00 - 08:00
© Copyright 2020 Acucar Media Group
SOLO PERSONAL AUTORIZADO
Designed by Kraneo