music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

O Pátio das Antigas: A pioneira loja por-fí-ri-os

todayfebrero 28, 2021 2

Fondo
share close

Inaugurada no final de 1965, a por-fí-ri-os Contraste fez sensação e revolucionou a moda jovem em Lisboa. Encerrou em 2001, tal como a loja original do Porto.

Foi em Dezembro de 1965 que abriu em Lisboa, na Rua da Vitória, na Baixa, a loja por-fí-ri-os Contraste, da firma Porfírio de Araújo & Filhos, gerida pelos dois irmãos deste, António e Luís Porfírio, e especializada em roupa para jovens, adaptada ou copiada dos modelos ingleses que o seu dinâmico fundador trazia das viagens às grandes capitais europeias, em especial de Londres, onde estava em curso uma revolução na moda, simbolizada por Carnaby Street. (A por-fí-ri-os foi fundada no Porto, nos anos 50, e vendia meias originalmente, com porta aberta na Rua de Santa Catarina.)

Pelo seu aspecto inovador e moderno (luzes de discoteca, música pop ambiente, empregadas de minissaia) e pelas roupas, acessórios e adereços na berra, a ampla loja da por-fí-ri-os Contraste tornou-se numa referência para os jovens que queriam estar vestidos de acordo com aqueles tempos de rápida mudança na moda, nos costumes, na música e na forma de estar. Começaram a ver-se por todo o lado os sacos de plástico da loja, bem como autocolantes com o seu logótipo, simples e logo reconhecível. Era habitual, sobretudo ao sábado, a por-fí-ri-os Contraste ter filas à porta. A loja organizava muito concorridas passagens de modelos, e em 1967 promoveu, no Cine-Teatro Monumental, o concurso Miss Mini-Saia. As duas lojas fecharam em 2001. No lugar da de Lisboa está hoje uma pastelaria.

Lisboa de outras eras:

+ O Pátio das Antigas: Uma avenida a estrear

+ O Pátio das Antigas: vai graxa?

+ O Pátio das Antigas: Self-service de modernidade

+ O Pátio das Antigas: da batota à diplomacia

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

AMÉRICA LATINA

República Dominicana celebra 177 años de independencia

La RepúblicaDominicana se independizó en el año 1844 del Imperio de Haití, que la mantenía ocupada militarmente desde 1822. Un día como hoy pero de 1844, los patriotas dominicanos Ramón Matías Mella, Francisco del Rosario Sánchez, y otros, liderados por Juan Pablo Duarte, proclamaron la separación de Haití, que desde el año 1822 gobernaba por completo la isla La Española. Al respecto, República Dominicana conmemora este sábado, 27 de febrero el […]

todayfebrero 27, 2021 6


Portuguese PT Spanish ES
0%