music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

O Pátio das Antigas: O palacete do capitalista

todayfebrero 26, 2022 2

Fondo
share close

O Pátio das Antigas: O palacete do capitalista

Benemérito da cidade, Barata Salgueiro ergueu na rua com o seu nome, perpendicular à Avenida da Liberdade, um bonito palacete com jardim, na segunda metade do século XIX. Hoje está lá a sede do Novo Banco.

Poucos devem saber que onde agora se ergue o edifício-sede do Novo Banco, na esquina da Avenida da Liberdade com a Rua Barata Salgueiro, e na qual se situa também a Cinemateca, esteve durante várias décadas um dos mais bonitos palacetes de Lisboa, mandado construir pelo homem que deu o nome a essa mesma artéria, o abastado advogado Adriano Antão Barata Salgueiro. O povo designava-o como “o palacete do capitalista”, dado que o seu proprietário também se dedicava aos negócios, além da advocacia.

Quando da construção da Avenida da Liberdade, entre 1879 e 1886, Barata Salgueiro doou, ou vendeu a preços muitos baixos, alguns terrenos à Câmara Municipal de Lisboa, que o considerou benemérito da cidade e baptizou com o seu nome uma das ruas perpendiculares àquela. Foi lá, naturalmente, que Barata Salgueiro mandou erguer o seu palacete com jardim, projectado pelo arquitecto Alfredo da Ascensão Machado e que beneficiou do facto de a rua ter sido uma das primeiras daquela zona a ser calcetada e a ter iluminação pública logo após a inauguração da Avenida da Liberdade, juntamente com a Rua Castilho. Barata Salgueiro viveu lá até à sua morte, em 1895, aos 81 anos. O palacete teve depois outros proprietários, até ficar devoluto e acabar, infelizmente, por ser demolido, em finais da década de 60. O edifício desapareceu, mas a rua manteve o nome do seu dono.

Lisboa de outras eras:

+ O Pátio das Antigas: Eça jantou aqui

+ O Pátio das Antigas: O café elegante do Chiado

+ O Pátio das Antigas: Uma avenida a estrear

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior


Portuguese PT Spanish ES
0%