ACTUALIDADE EM PORTUGAL

O Pátio das Antigas: Um snack-bar à esquina do Ritz

todayjulio 22, 2023 4

Fondo
share close

O Pátio das Antigas: Um snack-bar à esquina do Ritz

Foi nos anos 50 que a moda do snack-bar à americana chegou a Lisboa, pela mão dos inovadores arquitectos Victor Palla e Bento d’Almeida, responsáveis por espaços como o Pique-Nique, no Rossio, o Tique-Taque, na Avenida de Roma, o Pam-Pam, na Avenida Almirante Reis, ou o Galeto, na Avenida da República (e o único projectado por esta dupla que ainda se mantém em funcionamento). 

O último destes modernos snack-bars a ser inaugurado na capital foi o Monumental, em 1969, projectado por Leonardo Castro Freire, um discípulo de Pardal Monteiro, e que cedo passou a ser conhecido pelos seus frequentadores, e geralmente, como Galerias Ritz, por ter sido construído no espaço destinado ao complexo de  lojas no hotel com o mesmo nome, situado na esquina das ruas Castilho e Joaquim António de Aguiar. 

Amadeu Dias, que o explorava, tinha já o Café e Restaurante Monumental e o exclusivo dos bares do Cine-Teatro Monumental, ambos no Saldanha. Composto por três pisos e apresentando os característicos balcões corridos, e com uma tabacaria que também vendia a imprensa portuguesa e estrangeira à entrada, o Monumental causou sensação quando foi inaugurado e ganhou logo uma clientela fiel. O facto de ficar aberto até quase tão tarde como o Galeto (duas da manhã, contra as três deste) contribuiu também para a sua popularidade, sobretudo entre os mais noctívagos. O seu original menu incluía pizzas, na altura uma novidade nos restaurantes lisboetas, e o famoso Bife à Robin dos Bosques, bem como uma grande variedade de gelados, para rivalizar com os do Galeto. E transformou-se num ponto de encontro, de dia, para quem morava ou trabalhava na zona, e de noite, para quem não gostava de se deitar cedo. Fechou no final na década de 80, e as Galerias Ritz teriam o mesmo destino alguns anos depois. Hoje estão lá um complexo de escritórios e um restaurante japonês.

Coisas e loisas de outras eras:

+ Quando as celebridades brilharam em Cascais

+ A grande greve dos eléctricos de 1912

+ A noite em que o Teatro D. Maria II ardeu

+ Ir aos livros na Avenida da Liberdade

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

37,4 millones de españoles están llamados a votar con Feijóo como favorito y Sánchez soñando la remontada

<p>Más de 37,4 millones de españoles están llamados a las urnas este domingo para <b>elegir a los que serán sus representantes en el Congreso de los Diputados y en el Senado</b> durante los próximos cuatro años. Esta jornada electoral anticipada, que estará marcada por el calor en buena parte del país, dibujará un nuevo tablero político en el que los partidos decidirán quién será el próximo presidente del Gobierno: el popular <a href="https://www.20minutos.es/minuteca/alberto-nunez-feijoo/" title="Alberto Núñez Feijóo"><b>Alberto Núñez Feijóo</b></a>, que parte […]

todayjulio 22, 2023 3


Publicaciones similares

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

O Pátio das Antigas: O eclipse do sol de 1912

No dia 17 de Abril de 1912, muitos milhares de lisboetas foram para a rua a olhar para o céu. Motivo: o eclipse do sol que então se deu, e que levou inclusivamente a que os dois príncipes reais, D. Luís Filipe e D. Manuel, se deslocassem a Ovar, um […]

todayseptiembre 30, 2023 1


0%