music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Os óculos de João Gama são feitos de velhas tábuas de skate

todayabril 9, 2022 72

Fondo
share close

Os óculos de João Gama são feitos de velhas tábuas de skate

João Gama trabalha sozinho e, por enquanto, não precisa de mais mãos. Até porque o pequeno espaço que abriu há cerca de um mês junto à Praça do Chile não comporta mais do que uma pessoa de mãos na massa. É ele o chefe, o criativo e o que faz tudo acontecer. E por tudo entenda-se óculos feitos à mão e a partir de velhas tábuas de skate. A JG Designs nasceu na marquise de casa, mas agora tem porta voltada para a rua.

JG Designs
© Mariana Valle Lima

“Não há máquinas automáticas, é tudo feito à mão”, começa por assinalar João, enquanto apresenta o pequeno espaço, uma antiga tabacaria do bairro. Os dias são passados aqui (sábados incluídos) e umas únicas armações demoram, no mínimo, nove horas a ficarem prontas. “A base de todos os óculos são tábuas de skate partidas que vários amigos me vão trazendo. A madeira é super boa — ácer canadiano —, leve, resistente e com diversidade de cores”, continua.

Feito o reaproveitamento, recorre a matéria nova para finalizar, nomeadamente a folheado de madeiras nobres, como o ébano, mas não só. Este é também um espaço de experimentação, trabalho que tem resultado em modelos mais excêntricos. Exemplos? A utilização de ráfia, mas também a mistura de pequenas lascas de madeira e resina, que acaba por dar origem a padrões coloridos.

JG Designs
© Mariana Valle Lima

Embora tenha vários exemplares expostos, quase todas as vendas resultam de encomendas. Óculos personalizados e feitos à medida (e com preços a partir dos 160€), procurados por portugueses, mas também por alguns estrangeiros que tropeçam na JG Designs no Instagram. O trabalho é lento e focado nos pormenores — uma única tábua é suficiente para ocupar este artesãos de 34 anos durante uma semana. Hoje, os vários formatos saem-lhe naturalmente, mas para trás ficam longas horas de prática e aprendizagem.

“É impossível fazer isto tudo à mão”, começou por pensar. Recém-chegado da Suíça, onde viveu e trabalhou durante nove anos, a pandemia proporcionou-lhe o tempo necessário para desenvolver o novo ofício. Isso e uma passagem pelo Atelier Encaixe, umas ruas acima. “Sempre gostei muito de trabalhar com madeira, mas a minha cena não era tanto a carpintaria ou a marcenaria, mas mais os detalhes”, refere. Não é por acaso que começou por fazer laços de madeira para complementar os visuais masculinos, ainda antes de regressar a Portugal.

JG Designs
© Mariana Valle Lima

“A marca está a crescer. As pessoas estão a valorizar cada vez mais o facto de ser feito à mão”, remata. A proximidade com os clientes faz parte do método de trabalho, razão pela qual estes óculos deixaram de estar à venda noutras lojas. Mas continua a haver espaço para parcerias. Uma das ópticas do bairro, por exemplo, já sabe para onde encaminhar os clientes que procuram algo especial. A prova de que a JG Designs também vive da boa vizinhança.

Rua Cavaleiro de Oliveira, 6 (Praça do Chile). 96 565 6681. Seg-Sex 09.30-19.00 e Sáb 09.30-13.00.

+ De Roma para Lisboa, os benefícios da canábis com um toque de design

+ BE WE. Um novo espaço, mais de 70 marcas para descobrir em Cascais

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%