Marino Pérez: "La sociedad que fomenta la felicidad es la misma que fomenta la envidia"
LD entrevista al miembro de la Academia de Psicología de España con motivo de la publicación de El individuo flotante (Deusto, 2023).
En Vivo (( ACUCARFM )) Tu conexión Latina en Portugal!
Emisión especial Emisión especial!
Foram precisos sete anos para reconstituir a decoração original da Sala de Visitas do Palácio Nacional da Pena. Além de se ter apurado que a maioria das peças que decoravam o espaço no século XIX continuavam no acervo do Palácio, tendo agora regressado ao local para o qual foram escolhidas, foi finalmente possível reconstituir, “fielmente”, os têxteis em veludo azul dos estofos e da armação do fogão de sala. Entre pintura mural, mobiliário e demais objectos decorativos, sobressai o “ouro sobre azul”, reflexo do investimento feito pelo rei D. Fernando II numa “decoração luxuosa, elegante e sofisticada, que impressionasse quem ali era recebido”, como revela a Parques de Sintra em comunicado.
A Sala de Visitas, conjuntamente com a Sala Verde e o Átrio da Sacristia, faziam parte da zona mais pública do palácio. As visitas quotidianas de D. Fernando II e da Condessa D’Edla entravam pela porta do Átrio da Sacristia, aguardavam na Sala Verde, onde se encontrava o livro onde assinavam o seu nome, e só depois eram recebidas, de pé, na Sala de Visitas. Algumas chegavam a ser convidadas a aceder a áreas mais privadas, mas tudo dependia do grau de proximidade com o monarca e a Condessa, do assunto a tratar ou da causa da visita.
Para perceber como era a Sala de Visitas nessa época, foi necessário estudar os inventários históricos do monumento, o seu acervo e até as facturas das aquisições de D. Fernando II, o monarca responsável por mandar edificar o Palácio da Pena, para a decoração de interiores. A equipa de investigadores recorreu ainda a uma “preciosa imagem estereoscópica captada por Carlos Relvas, que retrata esta divisão no início da década de 1870”. As fontes consultadas revelaram então que, para além da ornamentação das paredes e do tecto com pintura mural em “trompe l’oeil” alusiva à arquitectura islâmica, que D. Fernando II encomendou em 1854 a Paolo Pizzi, também a decoração do espaço foi pensada com um cuidado especial.
Em termos de mobiliário, por exemplo, a escolha recaiu em peças de produção nacional dos séculos XVII e XVIII, em pau-santo, com tremidos e torneados, que D. Fernando II muito apreciava, como são exemplo a secretária, o contador e o bufete que preenchem a sala. Para decorar as referidas peças, o monarca escolheu “objectos decorativos de alta qualidade”, como um par de candeeiros franceses em bronze e porcelana azul e diversas peças de porcelana oriental da sua colecção. Mas o maior investimento foi mesmo nos elementos têxteis, que completavam o cenário e lhe conferiam o pretendido “carácter protocolar e de aparato”. Foi esse, aliás, o ponto de partida e o maior desafio do novo projecto museográfico para a Sala de Visitas.
Com base numa factura da Casa Barbosa e Costa, descobriu-se que o veludo azulino foi encomendado por D. Fernando II para revestir quer os estofos, do canapé e das cadeiras, quer a armação do fogão de sala. E foi de facto possível fazer essa reconstituição, mas está ainda a faltar a colocação de algumas peças de mobiliário, que vão ser alvo de restauro, bem como a aplicação de cortinas em veludo azulino. De qualquer forma, a renovada Sala de Visitas já está disponível para, como o próprio nome sugere, visitas.
Palácio Nacional da Pena, Estrada da Pena (Sintra). Parque: Seg-Dom 09.00-19.00. Palácio: Seg-Dom 09.30-18.30. 12,50€-14€
+ Restaurada, tapeçaria do século XVI está de volta ao Palácio de Sintra
+ O que faz um curador? Em Alcântara, os vizinhos foram descobrir
Escrito por Comunicación Cultural
LD entrevista al miembro de la Academia de Psicología de España con motivo de la publicación de El individuo flotante (Deusto, 2023).
Nasceu em 2010, na galeria lateral do CCB a primeira Hangar, uma loja de referência no design de interiores, com objectos decorativos de marcas nacionais e internacionais. Para além de uma variada selecção de mobiliário, têxteis e iluminação, a Hangar também se dedica a projectos de decoração e arquitetura de interiores. […]
Un momento para hablar con Dios
06:00 - 07:00
EN AMOR CON AÇUCAR
07:00 - 08:00
ÉXITOS DE LA MÚSICA INTERNACIONAL
08:00 - 09:00
© Copyright 2020 Acucar Media Group
SOLO PERSONAL AUTORIZADO
Designed by Kraneo