music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

‘Pôr do Sol’: série portuguesa já tem uma colecção de t-shirts

todayagosto 30, 2021 1

Fondo
share close

A série, já sabemos, tem estado a fazer furor entre o público. O que não era expectável é que “Pôr do Sol” galgasse o pequeno ecrã e se estabelecesse como um fenómeno de cultura pop. Isso está a acontecer. Desde a última sexta-feira, 27 de Agosto, que a marca Forevers and Evers vende t-shirts e polos cuja inspiração é absolutamente inconfundível. Cunhadas por diálogos e expressões de algumas personagens, a ideia partiu de uma designer gráfica de Lisboa.

“Começou no Twitter, há precisamente uma semana. Por brincadeira, fiz um meme com um polo alusivo ao Simão, o vilão da série. Aquilo tornou-se viral e chegou ao Rui Melo, que faz a personagem em questão. Falámos, houve uma série de outros memes a circular e, por fim, recebi um contacto do realizador”, conta Telma Tavares, a mente criativa por detrás da Forevers and Evers.

Menos de uma semana depois, as primeiras peças estavam à venda numa página criada para o efeito. O polo “Comissão Nacional de Proteção de Agrobetos”, ou as t-shirts “Jesus Quisto” e “Santas tardes, classe operária!” estão entre os itens mais vendidos desde então. À boleia do sucesso da série transmitida pela RTP, uma sátira das telenovelas portuguesas, Telma é agora a co-gestora da marca, juntamente com a produtora Coyote Vadio.

“As pessoas têm achado graça”, admite a designer. Tanta graça que já há novos produtos prontos a sair, apesar do último capítulo de “Pôr do Sol” ir para o ar já na próxima sexta-feira. Entre as novidades há mais t-shirts e um boné. Na loja online, Telma chegou a incluir produtos propositadamente esgotados – “Cavalo Testículo” e “Colar de São Cajó”, referências que os verdadeiros fãs da série reconhecem imediatamente. Mas os preços astronómicos interferiram no processamento dos pagamentos e a designer acabou por retirá-los. A provocação não se perdeu, apenas foi direccionada para o Instagram.

Tal como aconteceu com muitos outros telespectadores, Telma tornou-se uma aficionada da série, logo após o primeiro episódio, a 16 de Agosto. “É muito original, sobretudo pelo facto de ser uma sátira das novelas portuguesas. Os diálogos são fantásticos. É impressionante que os actores façam um papel tão sério com aqueles discursos completamente distópicos. Isto é a prova de que se está a tornar numa série de culto.”

A loja online conta actualmente com seis peças, com preços entre os 19,90€ e os 24,90€.

+ Crime, disseram eles — e decidiram fazer um podcast

+ Everybodies: quando o cetim é uma segunda pele (e para todos os corpos)

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

AMÉRICA LATINA

Incidentes en protestas en Bogotá

Los manifestantes se reunieron en distintos puntos de la capital colombiana, donde llevaron a cabo eventos culturales y ollas comunitarias, pero varios encapuchados opacaron las protestas pacíficas y se generaron fuertes enfrentamientos con agentes del Esmad.

todayagosto 29, 2021 2


Portuguese PT Spanish ES
0%