music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • EVENTOS LATINOS
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Prepare-se para ver a primeira Super Lua de 2021

todayabril 6, 2021 20

Fondo
share close

A primeira Super Lua do Ano irá iluminar o céu na última semana de Abril. O satélite irá atingir o perigeu na terça-feira, 27, pelas 04.32, e a fase de Lua Cheia no mesmo dia, pelas 16.22. Mais tarde, pelas 21.06, vai encontrar-se simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Antes, haverá chuva de meteoros para ver.

Poderá pôr a cabeça fora da janela ou, caso seja um desses sortudos, ir para o terraço, para ver as chuvas de meteoros das Líridas, a partir de 14 de Abril, com uma actividade máxima de apenas 18 meteoros por hora. Infelizmente, o pico irá ocorrer às 14.00 de dia 22, o que impedirá a sua visibilidade, mas terá tempo, até dia 30, para fazer uso dos binóculos (se ainda não tem uns, é a desculpa perfeita para os ir comprar).

Conhecidas desde os tempos antigos, as Líridas estão associadas aos restos de poeiras deixados pela passagem do cometa Thatcher. Como a constelação que lhes dá nome só começa a nascer depois da meia-noite, a nordeste, as observações devem iniciar-se na segunda metade da noite. 

Quanto à Super Lua a 27 de Abril, o Observatório Astronómico de Lisboa alerta para o facto dos instantes de Lua Cheia não coincidirem exactamente com os instantes do perigeu. Por outro lado, a Super Lua encontrar-se-á na constelação de Balança e logo acima ver-se-á o triângulo da Primavera, formado pelas estrelas Arcturo, Espiga e Régulo.

“No dia seguinte, 28, a Lua nasce às 22.25 e continuará a parecer maior do que o habitual”, lê-se ainda no site do OAL, que revela que a próxima e última Super Lua do ano é a 26 de Maio. No mesmo dia, haverá um Eclipse Total da Super Lua, um fenómeno raro que, por ocorrer à luz do dia, não será visível.

Caso se queira tornar um astroturista profissional, só tem de descobrir qual é a melhor app para ver as estrelas para si. Nem todos temos a sorte de viver na região do Alqueva, onde há uma média de mais de duas centenas de noites sem nuvens, perfeitas para apreciar o tecto natural da Terra em todo o seu esplendor. Mas, como já provámos, mesmo na cidade é possível ver as estrelas.

+ O céu de 2021: eventos astronómicos a não perder

+ Time Out Lisboa volta às edições em papel com revista premium

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ESTILO DE VIDA

Ejercicios que ayudan a perder peso y se pueden practicar en casa

Perder peso y mantenerse en forma son parte de los propósitos que muchos se han puesto para este año. Sin embargo, la falta de tiempo o no querer invertir dinero en un gimnasio pueden ser un obstáculo para lograrlo. Por esa razón, es importante buscar alternativas para ejercitarse sin que esto signifique un verdadero sacrificio. Entre estas alternativas está caminar en esos trayectos cortos que permiten oxigenar el cuerpo, utilizar más […]

todayabril 6, 2021 2


Portuguese PT Spanish ES
0%