music_note
  • ¡HAZ TU PROGRAMA!
  • ¿QUÉ HACEMOS POR TI?
  • CONTACTO

ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Sétima Legião reúne-se e comemora 40 anos de carreira em Dezembro

todayoctubre 26, 2022 3

Fondo
share close

Sétima Legião reúne-se e comemora 40 anos de carreira em Dezembro

A Sétima Legião, uma das bandas determinantes do rock português da década de 1980, vai voltar aos palcos ainda este ano. De acordo com a Antena 1, que avançou a notícia na quarta-feira, os concertos, marcados para 1 e 2 de Dezembro na Culturgest, servem para celebrar os 40 anos do histórico grupo e homenagear o produtor e teclista Ricardo Camacho, que morreu em 2018.

Apesar de se ter juntado em 1982, o primeiro single da Sétima Legião, “Glória”, só foi editado em 1983, pela Fundação Atlântica de Miguel Esteves Cardoso, que também escreveu as letras da canção. Seguiu-se, um ano depois, o LP A Um Deus Desconhecido, ainda com letras de Miguel Esteves Cardoso e musicalmente alinhado com o pós-punk que, nessa altura, saía de Manchester.

Com o passar dos anos, no entanto, a influência das músicas tradicionais portuguesas e os seus instrumentos começaram a ouvir-se cada vez mais nas canções da banda, que nunca parou de tentar desenvolver uma linguagem pop-rock genuinamente portuguesa, e não apenas uma tradução do que chegava de fora.

Os membros do grupo dedicaram-se desde cedo a outros projectos (musicais e não só), como os Madredeus ou os Gaiteiros de Lisboa, e o último álbum de originais, Sexto Sentido, saiu em 1999. Não obstante, nunca encerraram oficialmente a actividade.

Ao longo dos anos, os músicos insistiram várias vezes que a Sétima Legião continuava viva, apesar de dar poucos sinais de vida. Até que, em 2012, se reuniram com pompa e circunstância, para uma série de concertos em que se assinalaram três décadas de carreira. Cinco anos depois, em 2017, voltaram a juntar-se para um concerto no festival Os Sons do Passos, no Liceu Passos Manuel.

Nestes concertos, aos agora reunidos Pedro Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Leão (baixo e teclas), Nuno Cruz (bateria, percussão), Gabriel Gomes (acordeão), Paulo Marinho (gaita de foles, flautas), Paulo Abelho (percussão, samplers) e Francisco Menezes (letras, coros) junta-se João Eleutério (teclas) que, entre outros projectos, tem acompanhado Rodrigo Leão ao vivo. Cá os esperamos.

+ Formação clássica dos Blink-182 vem a Portugal. E traz um novo álbum

+ O hard rock de Def Leppard e Mötley Crüe vai ouvir-se em Algés em 2023

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Lecciones de una disminución histórica de la pobreza infantil

Hay noticias positivas que merecen ser celebradas porque evidencian que el mundo sigue avanzando a pesar de todos los obstáculos existentes. Un reciente informe de un grupo de investigación llamado Child Trends informa que el último cuarto de siglo fue testigo de una disminución sin precedentes en las tasas de pobreza infantil. En 1993, el […] La entrada Lecciones de una disminución histórica de la pobreza infantil se publicó primero en .

todayoctubre 26, 2022 5


Publicaciones similares


Portuguese PT Spanish ES
0%