ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Vasco Coelho Santos e Ocean destronam João Rodrigues e Feitoria nos prémios Mesa Marcada

todayenero 30, 2023 7

Fondo
share close

Vasco Coelho Santos e Ocean destronam João Rodrigues e Feitoria nos prémios Mesa Marcada

Há seis anos que o topo das tabelas de melhor chef e melhor restaurante dos prémios Mesa Marcada, o site de gastronomia fundado há mais de uma década por Miguel Pires e Duarte Calvão, era liderado por João Rodrigues e o Feitoria. Com a saída do chef em Abril do grupo Altis, houve finalmente mudanças na tabela. Vasco Coelho Santos, que conquistou recentemente a estrela Michelin no Euskalduna, no Porto, é agora o chef do ano. O Ocean, restaurante de Hans Neuner com duas estrelas Michelin no Vila Vita Parc Resort & Spa, em Porches, no Algarve, encabeça o top dos melhores restaurantes do país.

Mas as novidades não se ficam por aqui. No top dos melhores chefs, Marlene Vieira conseguiu por fim um lugar, ocupando a sétima posição, subindo seis lugares face ao ano passado – ajudou a isso a abertura do seu restaurante de fine dining, o Marlene,, que conquistou o título de restaurante novo do ano, ocupando o 19.º lugar. 

Já para a lista dos dez melhores restaurantes, entrou o Ó Balcão de Rodrigo Castelo, em Santarém, ocupando agora a sétima posição – uma subida de cinco lugares em relação à última edição, quando subiu 30 lugares, de 42.º para 12.º, valendo então ao chef o prémio de destaque do ano. Desta vez, essa distinção vai para o Seiva, o restaurante vegetariano de David F. Jesus, em Leça da Palmeira, que subiu 103 lugares na tabela, passando de 117.º para 14.º.  

O Alma de Henrique Sá Pessoa e o The Yeatman de Ricardo Costa, que no ano passado fechavam o top 10 de restaurantes, também se destacaram, ocupando agora o quinto e o sexto lugar, respectivamente. Acima, ficaram o Belcanto (4.º), de José Avillez; o Prado (3.º), de António Galapito; o Euskalduna (2.º), de Vasco Coelho Santos; e o já mencionado Ocean.

João Rodrigues, que saiu do Feitoria em Abril e anda agora num projecto itinerante pelo país, enquanto não se apresenta nos novos restaurantes que revelou que vai abrir (um em Lisboa e outro no Oeste), continua no top dos chefs, mas agora em quarto lugar. Já o Feitoria saiu da lista, mas o seu chef, André Cruz, conquistou o prémio de revelação do ano, numa subida surpreendente de 194 posições, até ao 19.º lugar.

Nos prémios especiais, criados à parte da lista dos chefs e dos restaurantes, O Velho Eurico de Zé Paulo Rocha voltou a conquistar o título de Mesa Diária, que distingue o melhor restaurante para o dia-a-dia, à frente do Pica-Pau e do Tati. É a terceira vez que este prémio vai para a badalada casa da Mouraria. 

E há mais um repetente: a Comida Independente, em Lisboa, foi considerada pelo segundo ano consecutivo a melhor loja gastronómica. Já o Chefs on Fire recebeu o prémio de evento gastronómico do ano. 

Para a definição da lista, que inclui 380 restaurantes e 268 chefs, e atribuição destes prémios contribuíram os votos de 235 pessoas, entre jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefs de cozinha e outras profissões do meio gastronómico e da restauração.

À semelhança do que tem acontecido, há ainda prémios que resultam de uma votação de um júri mais específico e restrito, como o chef de pastelaria 2022 atribuído a Márcio Baltazar, do Ocean, escolhido por 32 jurados, na sua maioria profissionais de pastelaria. Filipe Wang, do Kabuki, é o escanção do ano, e o Belcanto conquistou o prémio de serviço de sala do ano, com uma equipa liderada por Luís Reis. Rui Sanches, do grupo Plateform, é o empresário de 2022. Por fim, o restaurante clássico do ano é o Mugasa de Ricardo Nogueira, e os prémios de sustentabilidade foram entregues ao SEM, de Lara Espírito Santo e George McLeod, na categoria urbana, e ao restaurante da Herdade do Esporão, chefiado por Carlos Teixeira, na categoria rural. De realçar que aqui os prémios contam com a consultora especializada em sustentabilidade Grab a Doughnut para garantir as boas práticas sustentáveis.

Falta lembrar os dois prémios anunciados antes da gala, que aconteceu esta segunda-feira, na Gare Marítima de Alcântara, o de produtor/fornecedor do ano, atribuído à Salmarim de Jorge Raiado, e o prémio carreira entregue a Paulo Morais, o chef do Kanazawa, que também conquistou há pouco tempo a estrela Michelin. Aqui, foram apenas convidados a votar os integrantes dos top 10 dos últimos cinco anos, bem como os vencedores dos prémios especiais nesse período. 

Top 10 Restaurantes

Ocean (+2)
Euskalduna (+3)
Prado (-1)
Belcanto (=)
Alma (+4)
The Yeatman (+4)
Ó Balcão (+5)
Fifty Seconds (=)
Cura (+2)
Essencial (-3)

Top 10 Chefs

Vasco Coelho Santos, Euskalduna (+3)
José Avillez, Belcanto (+3)
Hans Neuner, Ocean (=)
João Rodrigues, Projecto Matéria (-3)
António Galapito, Prado (-3)
Henrique Sá Pessoa, Alma (+1)
Marlene Vieira, Marlene, (+6)
Alexandre Silva, LOCO (=)
Ricardo Costa, The Yeatman (+2)
Filipe Carvalho, Fifty Seconds (-1)

+ Os melhores novos restaurantes em Lisboa

+ Restaurantes com estrela Michelin em Lisboa

Escrito por Comunicación Cultural

Rate it

Artículo anterior

ACTUALIDAD

Igualdad asegura que planteó “tres propuestas” para subir algunas penas mínimas del ‘solo sí es sí’, pero el PSOE las rechazó

El Ministerio de Igualdad responde a la iniciativa que va a presentar en solitario el PSOE para "corregir" la ley de libertad sexual, más conocida como ley del 'solo sí es sí', ante el goteo de rebajas de penas. Según el departamento que dirige Irene Montero, fueron hasta tres las propuestas que llegaron a plantear a los socios del Gobierno, dirigidas a elevar algunas penas mínimas por delitos sexuales. Todas, asegura, fueron rechazadas por el ala socialista del Ejecutivo.Según ha […]

todayenero 30, 2023 2


0%