ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Activistas lançam miniaturas de barcos “negreiros” em Lisboa para criticar políticas de imigração

todayjulio 17, 2024 11

Fondo
share close

Activistas lançam miniaturas de barcos “negreiros” em Lisboa para criticar políticas de imigração

Nos pontos de água há barcos construídos a partir dos «desenhos originais dos navios negreiros portugueses», pelas paredes distribuem-se cartazes. A iniciativa partiu esta quarta-feira, 17 de Julho, do colectivo Left Hand Rotation e versa sobre «as novas políticas de imigração excludente em Portugal», com particular foco no eixo Alameda-Martim Moniz, em Lisboa. «A Avenida Almirante Reis atravessa Arroios, freguesia com maior população imigrante no centro da cidade, que recentemente se recusou a emitir atestados de residência a imigrantes extracomunitários, travando o acesso a direitos fundamentais», justificam os activistas.

Colectivo espalhou cartazes pelo centro de Lisboa
DRColectivo espalhou cartazes pelo centro de Lisboa

Ao mesmo tempo, o grupo chama a atenção para as políticas de imigração adoptadas pelo Governo de Luís Montenegro, que conduziram à extinção da figura de manifestação de interesse para pedidos de autorização de residência no país. «Com o fim da ‘manifestação de interesse’ o Governo português legitima e suporta novamente a escravatura moderna», argumenta o Left Hand Rotation, sublinhando que «Portugal tem a responsabilidade histórica de ter iniciado o tráfico transatlântico de escravxs, o maior deslocamento forçado de pessoas a longa distância na história».

O colectivo criado em Espanha actua em Lisboa há mais de dez anos, com particular foco em temas como a gentrificação, o racismo, a xenofobia, o direito à habitação ou as questões de género. Da realização de documentários à colagem de cartazes, a luta pelos direitos humanos prossegue, agora focada na imigração.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Robert Wilson, Cucha Carvalheiro e Olga Roriz na nova temporada do São Luiz

Escrito por

Valóralo