ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Imago Lisboa: nove exposições de fotografia a não perder até Dezembro

todayseptiembre 7, 2024 5

Fondo
share close

Imago Lisboa: nove exposições de fotografia a não perder até Dezembro

O grande acontecimento da fotografia em Lisboa está prestes a começar, e começa cedo: a primeira exposição do Imago Lisboa –Festival Fotográfico abre portas no Mercado da Ribeira, logo às seis da manhã.

Nesta sexta edição, o festival tem por tema as alterações climáticas e lança alertas contra a rápida degradação do planeta, os fenómenos naturais de extrema violência, cada vez mais frequentes, e a necessidade de mudança como condição decisiva para salvar a humanidade. Conte com nove exposições, e conferências, debates e documentários, até Dezembro.

A primeira exposição inaugura na próxima terça, 10 de Setembro (até 15 de Novembro), no Mercado da Ribeira, e é de Gideon Mendel, fotógrafo sul-africano que apresenta «Submerged Portraits», com trabalhos sobre as grandes inundações de 2015 no Brasil.

Submerged Portraits
Gideon MendelSubmerged Portraits

O programa de actividades paralelas tem início três dias depois, sexta 13, na Nova SBE, em Carcavelos, com a exibição do documentário 47 ºC, e a presença da realizadora, Heidi Morstang, numa sessão de perguntas e respostas moderada por Wiktoria Michalkiewicz, curadora do Imago. Ainda não há descrição detalhada sobre a restante programação de actividades, mas o essencial pode ser consultado aqui

Wiktoria Michalkiewicz é ainda curadora de “A View from No-Place: Time in the Age of the Anthropocene”, com obras de oito artistas (Charlotte Wiig, Ciril Jazbec, Erle Kyllingmark, Heidi Morstang, Martina Hoogland Ivanow, Ragnar Axelsson e Zed Nelson), que inaugura a 12 de Setembro (e fica até 12 de Outubro), na Sociedade Nacional de Belas Artes.

A 26 de Setembro (e até 8 de Outubro), no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Manuel Sendón, artista galego apresenta Cuspindo a Barlovento, que relembra o espírito do movimento «Nunca Máis», surgido com a catástrofe ambiental causada pelo petroleiro Prestige; e a artista Yu Depeng, mostra Cielo redondo y Tierra quadrada, obra criada a partir desta expressão chinesa, usada para inspirar artistas a pintar a natureza.

Regadio
José Artur MacedoRegadio

A 27 de Setembro (e até 2 de Novembro) duas inaugurações: a exposição «Por um fio», de Claudia Fischer, na Galeria Imago Lisboa, reflectindo sobre a transformação da matéria produzida pela sociedade de consumo; e, na Imago Garage, «Action for a Green Future II», com trabalhos de Catarina Nogueira, José Artur Macedo, Micael Espinha, Nigel Dickinson, Remco de Vries e Roberto Fernandez Ibáñez, e as suas diferentes abordagens da problemática da rápida degradação do planeta.

A 3 de Outubro (até 2 de Novembro), na Galeria de Santa Maria Maior, inaugura «Ubiquitous anomaly – Revealing climate change», de Fabio Cian, sobre o modo como as alterações climáticas se têm revelado anomalias omnipresentes nos estudos científicos.

"Ubiquitous anomaly – Revealing climate change"
Fabio Cian«Ubiquitous anomaly – Revealing climate change»

A 10 de Outubro (e até 14 de Dezembro), no Instituto Cervantes, «La memoria del desierto», de Saleta Rosón, traz-nos imagens de cidades construídas no deserto, que, depois de abandonadas, foram reconquistadas pelas dunas.

A encerrar a edição do Festival Imago 2024, a 28 de Outubro (e até 3 de Novembro), nas Carpintarias de São Lázaro «Action for a Green Future I», um conjunto de trabalhos que aborda a acção humana e as suas consequências nefastas para o ambiente e sobrevivência das espécies, com obras de Charlotta María Hauksdóttir, Fernando Brito, Mandy Barker e Margaux Senlis.

Vários locais. Set-Dez, vários horários. Mais informação em imago.lisboa.pt

Siga o canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ “Avanti marinai!” Pop Dell’Arte vão revisitar o clássico ‘Free Pop’ no Lux

Escrito por

Valóralo