ACTUALIDADE EM PORTUGAL

Assim, não! Aldeia espanhola ameaça impedir entrada de turistas

todaymayo 13, 2024 2

Fondo
share close

Assim, não! Aldeia espanhola ameaça impedir entrada de turistas

O mundo está cheio de vilarejos realmente bonitos, e gostaríamos de pensar que a maioria de nós consegue admirá-los com respeito, tranquilidade e a uma distância adequada. Infelizmente, não tem sido assim para Binibeca Vell, na ilha de Menorca.

Esta pitoresca aldeia espanhola é caracterizada pelas casas caiadas de branco, como as de Santorini, e pelas vielas estreitas e sinuosas – e, agora que se tornou tão popular, os moradores estão cansados dos turistas que lá vão para tirar fotografias.

O número anual de visitantes já aumentou para cerca de 800.000, concentrados principalmente entre Maio e Outubro. No entanto, este ano espera-se atingir uma marca ainda mais impressionante para um local tão pequeno: um milhão de visitantes.

Há anos que os moradores reclamam e, em 2023, começaram a ser implementadas medidas para combater os danos causados pelos turistas – incluindo um incentivo de 15.000 euros dados aos moradores que ajudassem a limpar o lixo. Além disso, neste mês de Maio, os turistas só foram autorizados a visitar Binibeca entre as 11.00 e as 20.00.

Binibeca Menorca
Foto: Shutterstock

“[Os turistas] entravam nas casas, sentavam-se nas cadeiras, pegavam em coisas, escalavam as paredes, faziam festas ao ar livre”, disse um residente ao ElDiario.es. Teme-se que, se nada for feito para restringir o número de visitantes, isso continuará a ter um impacto directo na vida dos moradores nos meses de Verão.

Segundo Óscar Monge, representante dos 195 proprietários de imóveis em Binibeca Vell, embora haja preocupações com as famílias cujos hotéis, bares e lojas de souvenirs dependem do turismo local, agora o sentimento é de que a única escolha possível passa por propor o encerramento total do acesso à vila. “Da costa, ainda seria possível visitar o perímetro da aldeia, mas não se poderia entrar nas vielas interiores”, afirmou ao The Guardian. “E essa é a encantadora foto que todos querem para o Instagram.”

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Reveladas as melhores capitais europeias para os turistas visitarem em 2024

Escrito por

Rate it

Comentarios de las entradas (0)

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.


0%